O PROBLEMA DOS QUEIMADOS É UM DOS MAIS DIFICÉIS E COMPLEXOS DO FORO MÉDICO E CRÚRGICO DA MEDICINA.
HÁ VÁRIOS PONTOS A CONSIDERAR:
- O AGENTE DA QUEIMADURA (QUE PODE SER DE VÁRIAS ORIGENS - FOGO, SOL, EXPLOSÃO DE GASES OU DE OUTROS PRODUTOS INFLAMAVÉIS, PRODUTOS QUÍMICOS CAUSTICOS E DE ABRASÃO E, POSSIVELMENTE, AINDA OUTROS).
- O GRAU DA LESÃO DEPENDE ESSENCIALMENTE DA DURAÇÃO NO TEMPO Ã ACÇÃO DA EXPOSIÇÃO AO AGENTE DO AGENTE NOCIVO..NO ENTANTO, HÁ UMAGENTE QUE DEVE SER TOMADO DEVIDO ÁSUA EXTRAORDINÁRIA IMPORTÂNCIA QUE É OCASO DAS QUEI MADURAS PROVOCADAS POR CORRENTES ELÉCTRICAS ( QUE PODEM SER DO 1º, DO 2º E DO 3º GRAUS ). O TRATAMENTO DESTAS LESÕES DEPENDE POIS DOS GRAUS.CASOS HÁ EM QUE SÃO EXIGIDAS UMA OU MAIS AMPUTAÇÕES,EM ALGUMAS SITUAÇÕES QUASE DE INÍCIO EVIDENTES.
- FUNDAMENTALMENTE O QUE HÁ SEMPRE A CONSIDERAR É O ESTADO GERAL DO SINISTRADO, ATENDENDO Â IDADE, Á EXTENSÃO DA ÀREA QUEIMADA E O LOCAL ONDE I´RA SER TRATADO.
- DE QUALQUER MODO SERÁ OBRIGATÓRIA A EXISTÊNCIA DE UM GRUPO DE MÉDICOS E DE ENFERMAGEM TREINADOS NESTE TIPO DE TRATAMENTOS.
- HABITUALMENTE SÃO NECESSÁRIOS: 1 OU 2 ESPECIALISTAS DE CIRURGIA PLÁSTICA, 1 ANESTESISTA ( SE FÔR CASO DISSO ), 1 OU 2 ENFERMEIRAS INSTRUMENTISTAS E 1 DE ANESTESIA( SE FOR DADO O TAL CASO)
- A DURAÇÃO DO TRATAMENTO DEPENDE DE MÚLTIPLOS FACTORES A TER EM CONSIDERAÇÃO ( UMA BOA OU MÁ EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO, UMA POSSÍVEL INTERCORRÊNCIA INFECCIOSA OU OUTRO FACTO NEGATIVO QUE POSSA ESTABELECER-SE)
- SOB O PONTO DE VISTA AS DESPESAS GLOBAIS VARIAM DE CASO PARA CASO SENDO DA ORDEM DOS IMENSOS FACTORES O QUANTITATIVO GERAL A CONSIDERAR.
- ASSIM VAMOS DE TER A CONSIDERAR OS SEGUINTES ELEMENTOS, DADOS EVALORES:-
- ELEMENTOS:- ANÁLISES DESANGUE ( HEMOGRAMA, GLICOSE, PROTEÍNAS TOTAIS, TEMPO DE SANGRIA, TEMPO DE COAGULAÇÃO, PH DO SANGUE, DETERMINAÇÃO DO VOLUME DE SANGUE CIRCULANTE )
- DADOS:- ESTADO GERAL DO DOENTE QUEIMADO, `ÀREA DA SUPERFÍCIE QUEIMADA CONSIDERANDO -A EM CM2 E O SEU ESTADO ( 1º GRAU - SIMPLES ERITEMA ( VERMELHIDÃO ), 2º GRAU - O1º COM FORMAÇÕES BOLHOSAS MAIORES E MENORES, CHEIAS DE PLSMA - 3ºGRAU APRESENTANDO AS BOLHAS REBENTADAS E O SEU FUNDO MOSTRANDO O VERMELHO VIVO DA DERME - QUEIMADURAS DO3º GRAU SUPERFICIAIS OU MOSTRANDO ZONAS ACINZENTADAS OU MESMO JÁ NEGRAS INDICANDO NECROSE - QUEIMADURAS DO 3º GRAU, AS MAIS GRAVES, PARA O TRATAMENTO E PARA O PROGNÓSTICO DA EVOLUÇÃO DAQUELE
- VALORES A CONSIDERAR - A AREA QUEIMADA, A IDADE E O PÊSO DO DOENTE, A NATUREZA DA QUEIMADURAE A SUA LOCALIZAÇÃO E O TRATAMENTO JÁ EFECTUADO.
- TRATAMENTO GERAL;
- O TRATAMENTE DEPENDE DOS DADOS EXPOSTOS ANTERIORMENTE ASSIM , CADA QUEIMADURA DEVE SER TRATADA MEDICAMENTE DE ACORDO COM OS ELEMENTOS QUE NOS APRESENTA.
- O MAIS FUNDAMENTAL DE TUDO É AQUILO QUE NOS DEPARA COM O TRTAMENTO DO ESTADO GERAL DO SINISTRADO.
- ASSIM, NAS QUEIMADURAS DE GRAU ELEVO ( ACIMA DOS 30 POR CENTO ) É OBRIGATÓRIO OCONTROLE DAS SEGUINTES ANÁLISES;
- HEMOGRAMA, GLICOSE, UREIA, PROTEÍNAS TOTAIS, TEMPO DE SANGRIA, TEMPO DE COAGULAÇÃO, ANÁLISE QUALITATIVA DA URINACOM EXAME DO SEDIMENTO,CALCULO DO VOLUME CIRCULANTE DE SANGUE E PH DO MESMO.PERANTE OS RECEBIDOS EVERIFICADA AS DIFERENÇAS DOS RESULTADOS TEMOS, ALÉM DO TRATAMENTO DE ENFERMAGEM ( CUIDADOS JÁ MUITO DIFERENCIADOS ) É NECESSÁRIO , NOS CASOS MAIS GRAVES, AEQUIPE COMPLETA---PARA TER A COLABORAÇÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA ( ERESPECTIVOS AJUDANTES) , DE ANESTESIA E FQUIPE DE RANIMAÇÃO,
- DURANTE UM TRATAMENTO DESTE TIPO PODEM SURGIR VÁRIAS SITUAÇÕES:
- CATETERISMO FIXO DE UMA OU ATÉ DE TODAS AS SEGUINTES VEIAS --- FEMORAL DIREITA, FEMORAL ESQUERDA, SUBCLÁVIA DIREITA E SUBCLÁVIA ESQUERDA
- PESQUISA DE MIOGLOBINA NA U RINA ( O QUE OBRIGA A ALCALINIZAR O SANGUE )
- COMPENSAR DEFITS DE PLASMA E DE PROTEÍNAS TOTAIS
- MANTER O PH SEMPRE ACIMA DE 7 E O NÚMERO DE GLOBULOS RUBROS A VOLTA DE 4,5 MILHÕES POR MILIMETRO CÚBICO
- EQUILIBRAR OS LIQUIDOS PERDIDOS ( URINA, EXSUDAÇÕES, ETC ) COM A ADMINISTRAÇÃO DOS CITADOS
- E RECORRENDO TAMBÉM Á SOLUÇÃO HIDROELECTROLITICA EQUILIBRADA
- SURGINDO TEMPERATURA ELEVADA MEDICAR O DOENTE COM ANTIBIÓTICO ADEQUADO
- COM OTEMPO E ESTES TRATAMENTOS( COM OU A APLICAÇÃO DE ENXERTOS LIVRES É OBTIDA A CURA Á QUAL SE SEGUIRÃO TRATAMENTOS COMPLEMENTARES ,
- COMO A FISIOTERAPIA, POR EXEMPLO.
- FICAM AQUI EM REL~EVO AS NECESSÁRIAS EFUNDAMENTAIS CONDIÇÕES, MAS NÃO TÕDAS PARA AJUDAR UM INDIVIDUO QUE SOFREU QUEIMADURAS
- VAMOS, PARA CONTRIBUIR PARA MAIS COMPLETA COMPREESÃO DAQUILO ATÉ AGORA EXPÔSTO, APRESENTAR A HISTÓRIA CLÍNICA DE UM CASO POR NÓS TRATADO RELEVANDO APENAS OS FACTOS FUNDAMENTAIS.
- A VÍTIMA ERA OPERÁRIO FABRIL NUMA UNIDADE PRÓXIMA DE ESPOSENDE. NUM DADO MOMENTO DO SEU TRABALHO CAÍU NUM RECIPIENTE GRANDE CHEIO DUM LÍQUIDO MUITO QUENTE TENDO TIDO A SORTE DE SER IMEDIATAMENTE RETIRADO NÃO TENDO SIDO ATINGIDO NA FACE SUPERIOR DO OMBRO ESQUERDO MAS SIM EM MÚLTIPLAS ZONAS PEQUENAS DA FACE. ESTA LESÃO REPRESENTA CÊRCA DE NOVENTA POR CENTO DA SUPERFÍE CORPORAL O QUE SIGNIFICA UM PÉSSIMO PRO GNÓSTICO. METIDO NUMA AMBULÂNCIA FOIENVIADO AVÁRIOS HOSPITAIS DE VÁRIAS LOCALIDADES. JULGÁMOS QUE SEIS,DOIS DOS QUAIS COM SERVIÇO ORGANIZADO DE QUEIMADOS. PARA OFIM DO DIA E COMO O CASO SEIA TORNANDO DRAMÁTICO E O INTERNAMENTO RECUSADO POR INVIABILIDADE DE TRATAMENTO, OSINISTRDO FOI-NOS ENVIADO, POR INTERMÉDIO DA A.P.D.L. SENDO ENVIADO PARA O HOSPITAL DE S. FRANCISCO.--PORTO, ONDE A RECUSA EM TAL TRATAMENTO FOI TENAZMENTE RECUSADO. PREVALECEU O BOM SENSO E O PODER DA COMPANHIA SEGURADORA. DANDO-SE INÍCIO AO TRATAMENTO.
- OTRATAMENTO MÉDICO, DE ENFERMAGEM E O CIRÚRGICO ( LIMPEZA CIRÚRGICA, SOB ANESTESIA GERAL ACOMPANHADA DA ADMINISTRAÇÁO DE SOROS E DE TRANFUSÃO DE SANGUE )
- CURATIVOS DIÁRIOS EFECTUADOS NO LOCAL DO INTERNAMENTO, COMOMÁXIMO DE ASEPSIA POSSÍVEL ESTUDO ANALÍTICO DE MANHÃ E AO FIM DA TARDE ( HEMOGLOBINA, PROTEÍNAS TOTAIS,PH DO SANGUE, IONOGRAMA,TEMPO DE SANGRIA E TEMPO DE COAGULAÇÃO ) E OTEMPO IA DECORRENDO COM BOA REACÇÃO DO DOENTE. E O TEMPO TROUXE -NOS UMA SURPRESA---O NASCIMENTO DO SEGUNDO FILHO DOCASAL, AMBOS TINHAM VINTE EPOUCOS ANOS.NO ENTRETANTO SURGIRAM NO QUEIMADO CINCO ESCARAS DE DECÚBITO ( SAGRADA, LOMBAR,ISQUIÁTICA DIREITA E ESQUERDA EUMA DA FACE LATERAL EXTERNA DA PERNA DIREITA,A QUAL POR TER LESADO O NERVO PERONEAL PROVOCOU UM PÉ EQUINO, QUE MIAS TARDE, FOI CORRIGIDO COM APARELHO ADQUADO. AS ESCARAS FORAM CICATRIZANDO PROGRESSIVAMENTE DEVIDO AO EX-CEPCIONAL TRATAMENTO MÉDICO.JÁ SEM LESÕES PARA TRATAR ODOENTE NECESSITAVA INTENSA FISIOTERAPIA E DE CUIDADOS MUITO ESPECIAIS DE DERMATOLOGIA.PARA ISSO TEVE ALTA DO HOSPITAL DE S. FRANCISCO, DEPOIS DE ESTAR INTERNADO CERCA DE UM ANO E MEIO.APÓS ISTO AS ZONAS DE PARTES MOLES CORRESPONDENTES Á PELE APRESENTAVAM-SE COM UM ASPECTO ESCAMOSO,MAS SEM ULCERAÇÕES. AQUI PERDI O CONTACTO COM O DOENTE O QUAL SE ENCONTRAVA NO CAMINHO INDICADO PARA A FISIOTERAPIA E PARA A DERMATOLOGIA.O FACTO DE NÃO SE SABER O QUE SE PASSOU DEPOIS E REPORTANDO--NOS AO DIA MUITO ANTERIOR DO INTERNAMENTO, TEMOS DE VERIFICAR QUE O DOENTE NÃO FALECEU COM AS QUEIMADURAS SOFRIDAS,CONFORME A OPÇÃO EMITIDA NO INÍCIO E NÃO SABEMOS SE APÓS OS TRATAMENTOS SUBSQUENTES LHE TERIA SIDO DADO OU NÃO ALGUM COEFICIENTE DE TRABALHO. EM QUALQUER SITUAÇÃO ESTE CASO PODE SER CONSIDERADO UMA VITÓRIA SOBRE AMORTE,O QUE , ALIÁS FOI CORROBORADO PELOS LABORATÓRIOS QUE FORAM FORNECENDO OS ELEMENTOS QUE TIVERAM QUE SER AD MINISTRADOS AO DOENTE.
- DESEJAMOS UM VOTO ESPECIAL DE BOA SORTE A QUEM TIVER A GRANDE OPORTUNIDADE DE PODER LER E PONDERAR ESTA NOTA CLÍNICA, SEM PRETENÇÕES.
Sr. Doutor estive a ler o seu texto sobre os queimados um texto muito permorizado de nivel cientifico gostei muiyo
ResponderEliminar